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Nosso propósito com o sustentabilidade é desmistificar o tema e levar as boas práticas de sustentabilidade a todas as empresas, independentemente do seu perfil e porte.
Acreditamos que as organizações têm uma posição privilegiada no contexto social e podem, assim como devem, desempenhar um papel relevante na criação de valor [material e ético] para a sociedade, e desta forma contribuir para um país mais desenvolvido e justo.
Definimos uma abordagem abrangente, porém acessível, que aplicamos de forma personalizada considerando o perfil de cada empresa.
Ajudar a organização a compreender os conceitos fundamentais que fizeram o tema sustentabilidade ganhar a atual relevância e interesse global, bem como reconhecer os imperativos da liderança essenciais para trazer intencionalmente para a estratégia organizacional as questões de sustentabilidade aplicáveis à sua atividade.
Levantamento inicial das práticas de sustentabilidade existentes na organização e identificação do seu grau de maturidade em relação aos critérios ambientais, sociais e de governança que servem como ponto de partida para os possíveis temas de sustentabilidade relevantes ao seu negócio.
Independentemente do porte e do segmento de atuação, a jornada de sustentabilidade é contínua, evolutiva e específica. Deve ser construída no contexto da organização, considerando aspectos internos e externos da sua realidade cultural, social e geográfica.
O diagnóstico, o grau de maturidade atual e os temas sustentabilidade relevantes ao negócio apoiam o planejamento do escopo da prática ESG da organização.
O planejamento considera os principais fatores de governança, ambientais e sociais que afetam a organização no curto prazo ou na sua capacidade de criação de valor a longo prazo, as principais partes interessadas e a promoção do seu engajamento, e como estão integrados à gestão de riscos. Neste processo vamos determinar a materialidade dos fatores de sustentabilidade para a organização e estabelecer seus objetivos e metas.
Os critérios de sustentabilidade devem ser incorporados na estratégia de negócios e nas políticas da organização, promovendo sua renovação e ampliação de escopo de modo inovador, abordando temas e critérios pertinentes dos eixos ambiental, social e de governança.
Determinar os processos com impacto nos eixos da sustentabilidade e suas interações é essencial para alcançar resultados que levem em consideração as necessidades e expectativas das partes interessadas de forma sistemática.
O envolvimento das partes interessadas é a chave para integrar a sustentabilidade na estratégia, nas operações e no gerenciamento de desempenho de uma organização, bem como apoio à identificação dos riscos socioambientais e de governança e o desenvolvimento de estratégias que garantam a criação de valor compartilhado e lucratividade sustentáveis no longo prazo.
Para alcançar os objetivos traçados em sua estratégia e políticas de sustentabilidade, a organização deve determinar e gerenciar os recursos necessários, tais como recursos financeiros; pessoas; conhecimento organizacional; tecnologia e outros, considerando os riscos e as oportunidades associados.
Além da implementação de estratégias e políticas, a organização que deseja evoluir na jornada da sustentabilidade deve também promover uma mudança de cultura por meio do estímulo à adoção de comportamentos e atitudes alinhados a esse processo, tais como ética, respeito às diferenças, diversidade, igualdade de gênero, inclusão, respeito ao meio ambiente, entre outros.
Por fim, a organização deve atentar para a importância de exercer um papel de liderança em sua cadeia de valor, procurando estimular e induzir organizações parceiras, fornecedoras, concorrentes e clientes a se engajarem e adotarem boas práticas de sustentabilidade.
A implementação das práticas de sustentabilidade não é um destino, mas sim uma jornada, tarefa permanente e disciplinada da liderança. Apoiamos a organização no desenvolvimento das iniciativas planejadas por meio da Implementação Assistida, conforme cronograma definido no planejamento ou ainda por meio da implementação do Comitê de Sustentabilidade da organização.
Levantamento inicial das práticas de sustentabilidade existentes na organização e identificação do seu grau de maturidade em relação aos critérios ambientais, sociais e de governança, que servem como ponto de partida para os possíveis temas relevantes à sustentabilidade no contexto do seu negócio.
Independentemente do porte e do segmento de atuação, a jornada da sustentabilidade é contínua, evolutiva e específica. Deve ser construída no contexto da organização, considerando aspectos internos e externos da sua realidade cultural, social e geográfica.
A medição e o monitoramento dos indicadores de desempenho relacionados às práticas de sustentabilidade devem ser disponibilizados considerando as necessidades das diversas partes interessadas. A forma, o conteúdo e a periodicidade da comunicação devem ser definidos com base nas expectativas e necessidades de cada público.
As informações disponibilizadas devem permitir que as partes interessadas formem opiniões e tomem decisões embasadas sobre as contribuições da organização para o desenvolvimento sustentável.
Além disso, por meio dessas informações, a organização poderá analisar o comportamento dos critérios materiais identificados e compreender como eles impactam o negócio, possibilitando decisões mais assertivas para o aprimoramento e a evolução de seus processos.
O porquê da iniciativa sustentável, contexto histórico e sua evolução, critérios essenciais, comprometimento da liderança e engajamento da força de trabalho.
Levantamento das práticas de sustentabilidade e sua estruturação, identificação de oportunidades de melhoria e pontos fortes, impulsionadores da jornada de sustentabilidade.
Com base no planejamento do escopo sustentável da organização, seus objetivos e metas, definição da estratégia e das políticas da organização em relação à sustentabilidade, e acompanhamento de sua implementação por especialistas nos principais temas envolvidos.
Apoio conceitual à organização no que diz respeito à gestão por processos para sustentabilidade, engajamento das partes interessadas e sua integração à gestão por processos, gestão de recursos e mudança da cultura organizacional, bem como à medição e reporte dos resultados e melhoria contínua.
Diversas tendências têm impulsionado as práticas de sustentabilidade e a adoção de boas práticas por parte das empresas, contribuindo para um mundo mais justo e sustentável. Podemos destacar:
A crescente preocupação com o aquecimento global e seus impactos no meio ambiente, nas pessoas e nas empresas, tem levado a uma maior atenção para as questões ambientais, como redução de emissões de gases de efeito estufa e uso de fontes renováveis de energia.
As mudanças nas características demográficas da sociedade, como o aumento da população urbana e o envelhecimento da população, têm gerado novos desafios para as empresas, como a necessidade de gerir melhor os recursos naturais e de promover a diversidade e inclusão.
Os investidores estão cada vez mais interessados em investir em empresas que têm boas práticas ESG, tanto pela expectativa de um retorno financeiro maior, como pela busca de investimentos mais éticos e sustentáveis.
Os governos têm implementado uma série de regulamentações que exigem das empresas o cumprimento de padrões ESG, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e a promoção da diversidade e inclusão.
Muitas empresas têm se conscientizado da importância de serem responsáveis socialmente e de contribuírem positivamente para a sociedade, seja por meio de projetos sociais ou de ações que promovam a igualdade e a inclusão.
A tecnologia tem um papel fundamental na promoção de práticas ESG, como por exemplo, no desenvolvimento de soluções sustentáveis, como carros elétricos, e no monitoramento de práticas ESG por meio de Blockchain e inteligência artificial.
Sem medo de errar podemos dizer que mais do que tendências essas questões são realidades atuais no contexto organizacional e que sua intensificação é certa. Não há Plano B para o planeta Terra e seus ocupantes. Temos todos que cuidar deles.
Sócio fundador da Setting Consultoria, Jorge atua há mais de 30 anos na gestão, como Conselheiro e Consultor em organizações que buscam transformação e crescimento.
Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC e Master Governança & Nova Economia pelo Instituto GoNew. Jorge é Especialista no MEG – Modelo de Excelência na Gestão da FNQ e foi examinador voluntário do Prêmio Nacional da Qualidade por 10 anos.
Engenheiro civil, pós-graduado em produção, com formação executiva em Harvard, INSEAD, Kellogg e Fundação Dom Cabral.
Sócia diretora e Consultora sênior, atua há mais de 20 anos na gestão em organizações de diversos portes e setores.
Administradora de empresas com MBA na Fundação Dom Cabral e pós MBA na Kellogg. É Master em Governança na Nova Economia (2019) e certificada como Conselheira de Inovação (2020) e Conselheira Social (2022) pela GoNew Economy.
Foi membro do Núcleo Técnico de Estudos de Sustentabilidade da FNQ em 2015 e ministrou aulas nos cursos de pós graduação da FUPAM, FEA/USP, FGV in Company e ANBIMA.
Sócia responsável comunicação e relacionamento com partes interessadas
Especialista em psicologia clínica, psicologia da educação e gestão empresarial, atuou em instituições públicas e privadas como consultora, orientadora e avaliadora educacional.
Psicóloga clínica pela PUC-SP e Coach Executiva e Life Coach pelo ICI – Integrated Coaching Institute.
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