Análise de cenários e identificação de riscos: 7 dicas que você precisa conhecer para ser mais assertivo nas decisões

Para que uma empresa seja bem sucedida, planejar-se estrategicamente é fundamental. Nesse sentido, a análise de cenários e identificação de riscos não podem ser deixadas de lado.

Considerar o contexto em que a sua empresa está inserida, projetar situações e compreender o impacto que determinadas decisões podem representar para o seu negócio são práticas que permitem chegar mais longe.

Pensando nisso, elaboramos este artigo. Assim, você pode esclarecer o que é análise de cenários e identificação de riscos, sua importância para os negócios e 7 dicas para você colocar em prática.

E então, vamos à leitura?

Leia também: 5 etapas do gerenciamento de risco: evite ameaças para sua empresa

O que é análise de cenários e identificação de riscos?

A análise de cenários e a identificação de riscos são importantes ferramentas estratégicas. Elas ajudam avaliar a flexibilidade e a resiliência da sua empresa, incentivando os tomadores de decisão a considerar aspectos que moldam suas escolhas de hoje.

A análise de cenários não tem como objetivo prever o futuro da sua empresa. A intenção é saber o potencial que determinadas situações têm para se concretizarem, tendo em vista o contexto atual.

Por que é importante?

A análise de cenários e identificação de riscos servem para tornar a sua empresa mais preparada para enfrentar possíveis problemas. Assim, é possível refinar suas estratégias de negócio visando sempre os melhores resultados.

Confira em nosso blog: Exemplo de Matriz de Risco: o que é e como usar nos negócios

7 dicas para fazer análise de cenários e identificação de riscos

1 – Defina o problema

O problema é a situação que você precisa resolver ou a decisão que você precisa tomar. Assim, suponhamos que você queira abrir uma nova unidade da sua loja. A análise de cenários e identificação de riscos podem ser utilizadas para te ajudar neste problema.

2 – Pense estrategicamente

A análise de cenários e identificação riscos são práticas que exigem pensamento estratégico. Ou seja, é preciso saber olhar para o agora pensando no futuro que se quer construir: o que podemos fazer hoje para que o amanhã seja mais favorável?

3 – Considere fatores macroambientais

Para analisar cenários e identificar riscos, é extremamente importante compreender os fatores macroambientais que exercem influência no seu negócio.

Uma ferramenta muito utilizada para esta finalidade é a Análise PESTEL. A intenção é investigar como os fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais interferem nas atividades da sua empresa e os riscos presentes em cada um desses aspectos

4 – Conheça as particularidades do seu setor

É importante também que você saiba quais são as particularidades do setor em que a sua empresa atua para conseguir analisar cenários e identificar riscos.

Considere aspectos como:

  • cadeia produtiva;
  • processos de criação de valor;
  • tecnologias necessárias;
  • atratividade;
  • ciclo de vida do setor.

5 – Entenda o mercado

Entender o mercado em que a sua empresa está inserido também é necessário para uma análise de cenários mais eficaz. Aqui, você precisa considerar aspectos como:

  • concorrência;
  • fornecedores;
  • público-alvo (comportamento, padrões de consumo, etc);
  • sazonalidade;
  • desempenho mercadológico;
  • nível de diferenciação dos produtos.

Para entender o seu mercado, bem como suas oportunidades e ameaças, você pode fazer uma análise das 5 Forças de Porter. Trata-se de uma ferramenta bastante utilizada para compreender as principais forças competitivas que exercem influência sobre o seu negócio.

6 – Verifique o histórico de incidentes

Para projetar cenários e identificar os riscos que determinadas decisões podem representar, que tal dar uma olhada no seu histórico de incidentes? A intenção é verificar o que já deu errado e evitar repetir os mesmo equívocos.

Na hora de decidir sobre algum investimento, por exemplo, você pode buscar nos seus registros ocasiões em que o seu dinheiro não foi aplicado da melhor maneira e quais foram as consequências dessa má decisão em específico.

7 – Faça pesquisas

As pesquisas de mercado são importantes fontes de dados valiosos para análise de cenários e identificação de riscos.

Se você quiser, por exemplo, fazer alguma mudança na sua loja, é possível consultar seus clientes para saber a opinião deles. Assim, é possível analisar os riscos que tais mudanças podem representar para os índices de satisfação.

As pesquisas também podem ser usadas para avaliar a cultura de risco da organização. A intenção é compreender o entendimento das equipes em relação às principais políticas e procedimentos de risco e governança da empresa.

Veja também: Conheça 5 ferramentas de gerenciamento de riscos e toque sua empresa com mais segurança

Precisa de mais algumas dicas sobre análise de cenários? Então, confira este vídeo da Siteware:

Essas foram as nossas dicas para análise de cenários e identificação de riscos. Coloque-as em prática e tome decisões mais assertivas.

Saiba mais: Ferramentas de análise de cenário interno e externo: 3 dicas para tomadas de decisão mais assertivas

A Setting é uma empresa de consultoria que valoriza as pessoas, a transparência, a excelência e o foco nos clientes, por isso, analisa todos os cenários para minimizar qualquer risco de que seu negócio não atinja os resultados esperados.